Estresse



Acredito que todo mundo já deve ter se sentido estressado em algum momento na vida. Afinal, é normal sentir raiva, decepções e tristeza. Isso faz parte da vida. O que não é normal é quando o estresse deixa de ser algo de “momento” e passa a ser algo fixo, durando semanas, meses e até anos.

Mas, afinal, o que é o estresse? Da mesma forma como o sentimento de medo é essencial para a preservação da vida, fazendo com que a pessoa evite tomar atitudes que possam colá-la em risco, o estresse é um mecanismo fisiológico que colaborou para que o ser humano sobrevivesse até os dias de hoje. Em situações de estresse, ocorrem diversas reações no corpo como o aumento do batimento cardíaco, da respiração e da pressão arterial. Antigamente, o estresse poderia ser um encontro com um animal feroz, atualmente, no entanto, a correria do dia a dia e a vida na cidade acabam sendo os grandes vilões.

Para ser mais exato, na verdade existem dois tipos de causas de estresse: os estressores internos e os externos. Os primeiros são da própria pessoa e estão relacionados às características de personalidade como o perfeccionismo e a pressa. Os segundos (estressores externos) estão relacionados ao ambiente. Mudanças, trânsito e trabalho, por exemplo.

O estresse não irá desenvolver uma doença da noite para o dia, mas com o tempo, o seu organismo pode ficar debilitado e acabar gerando uma série de problemas como enxaquecas, problemas estomacais e até mesmo cardíacos.

Nesse mundo moderno as causas de estresse são infinitas – assédio moral, problemas financeiros, problemas com relacionamentos, cobranças, prazos, separação, perda de parentes – fatores que vão causar a secreção de cortisol e desencadear toda a reação infamatória. Isso interfere no sono, na compulsão por doces e salgados, carboidratos e na energia do dia, com fadiga, cansaço (letárgico no dia e de noite desperta e fica aceso, perdendo o sono e repetindo o ciclo).


Florais, Auriculoterapia, Reflexologia e Reiki apresentam excelentes resultados no tratamento de estresse.

Para agendar atendimentos (presenciais e a distância), dúvidas ou manter contato: 
silvana.rangel@terra.com.br ou ligue 11 94732 4154

Silvana Rangel
CRT 43644

Psicoterapeuta Holística * Terapeuta Holística * Master Reiki Usui Tibetano * Natuterapeuta * Terapeuta Floral * Terapeuta Ortomolecular * Instrutora da Prática de Ho´oponopono * Operadora de Mesa Radiônica.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário