Terapia para casais ou família


A terapia para casais ou família pode propiciar a compreensão das emoções em jogo, alargando a consciência sobre as estruturas vinculares dos elementos do grupo familiar.

Mesmo quando é o caso de ocorrer uma separação ou a constituição de uma nova família, principalmente incluindo filhos, a terapia é muito útil na prevenção de sintomas que poderiam ser expressos por algum dos membros do grupo familiar.
"Quando a conversa não tem mais efeito, a pessoa fala e não provoca mais uma reflexão, apenas uma repetição da situação, é preciso a ajuda de um profissional".
Mas afinal, terapia de casal funciona?
Quando o assunto é este, a pergunta mais comum é “Terapia de casal funciona?” e se realmente dá resultados positivos. A terapia de casal funciona sim, mas é preciso saber desde o início que não existe uma fórmula mágica para salvar relacionamentos. A finalidade da terapia é fazer com que as pessoas parem tudo o que estiverem fazendo por algumas horas e tenham a oportunidade de rever a vida a dois, se dediquem a olhar para si, para sua vida, repensem suas atitudes e dificuldades, enfrentem os sentimentos que julgam difíceis de lidar.
É um espaço apropriado para facilitar o diálogo, com a ajuda de um profissional capacitado que escutará tudo atentamente. No entanto, a função do terapeuta de casal não é dar conselhos ou palpites na vida das pessoas. O terapeuta de casal irá identificar ajudar o casal a descobrir novas possibilidades de ação e a conseqüente resolução de conflitos.Não existe hora certa e nem como definir quando começar terapia de casal, mas é fundamental que, antes de tudo, o casal consiga reconhecer a insatisfação para evitar que as brigas e crises cheguem a um ponto extremo. A principal pista é saber reconhecer quando as brigas estão fazendo com que se perca o respeito.
Quem procura a terapia de casal deve saber também que o objetivo não é evitar o divórcio, e sim melhorar o relacionamento, tentar uma reconciliação. No entanto, nada impede que ambos cheguem à conclusão de que serão mais felizes separados. Nesses casos, mesmo que a dor seja inevitável, a terapia de casal ajuda as pessoas a enfrentarem a situação de forma menos traumática.
Para saber mais sobre mim www.silvanarangel.com.br/p/sobre-mim.html
Para agendar atendimentos, dúvidas ou manter contato envie email para: silvana.rangel@terra.com.br

Silvana Rangel 

CRT 43644

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário